A fadiga ocular digital é caracterizada por sintomas visuais e oculares, que incluem irritação ocular, prurido, olhos secos, sensação de ardor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia, dor no pescoço e costas, entre outros. É uma consequência do esforço intenso dos olhos que se mantêm focados, sem piscar e expostos à luz dos dispositivos durante um longo período de tempo. Atualmente, ela está relacionada à permanência prolongada diante do monitor, o que pode levar ao desenvolvimento da Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC).
A SVRC é a presença frequente de um ou mais sinais e sintomas associados à exposição por tempo excessivo, como dor de cabeça, ardência, cansaço, vermelhidão nos olhos e visão turva. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a SVRC atinge cerca de 90% das pessoas que permanecem por mais de três horas em frente às telas digitais.
Para diminuir os impactos do uso prolongado das telas, seguem algumas orientações:
Alterar as configurações do computador
Tornar o tamanho das letras do texto duas vezes maior do que o habitual pode reduzir a fadiga ocular. Também fique atento ao excesso de cores: ler texto preto contra um fundo branco exige menos esforço para os olhos.
Reduza o brilho da tela
Telas de proteção anti-reflexo podem ser aplicadas a computadores e celulares. Para celulares já se tem aplicativos que reduzem o excesso de luz azul (luz emitida pelas telas, que produz efeitos nocivos ao corpo). O uso de óculos com lentes apropriadas também podem ajudar.
Ajuste o contraste da tela
Altere as configurações para que a tela fique brilhante apenas o suficiente para que a leitura não exija esforço. Muito brilho não faz bem, mas pouca luz, também não. Lembre-se de que o contraste ideal depende da luz ambiente e pode variar em dias mais claros ou mais escuros.
Verifique a iluminação do ambiente
Que deve ser distribuída de forma uniforme, evitando sombras, reflexos, contrastes e ofuscamentos. Evite ficar com a tela de frente para luz natural. Respeite os níveis mínimos de iluminância que devem obedecer aos valores estabelecidos pela norma brasileira NBR 5413, registrada no INMETRO.
Distância do monitor
Mantenha-se a mais ou menos um braço esticado do monitor, com a tela na altura dos olhos, fazendo os ajustes, quando necessário. Ao celular e tables, não permanece com os olhos muito próximos das telas.
Regra 20-20-20 para prevenir e aliviar a fadiga ocular digital
Esta é uma regra muito simples e tem esse nome porque estabelece que a cada 20 minutos passados olhando para uma tela, a pessoa deve desviar o olhar para algo a aproximadamente seis metros de distância e fixar a visão por 20 segundos. A regra 20-20-20 foi projetada pelo optometrista californiano Jeffrey Anshel como um lembrete fácil para fazer pausas e evitar cansaço visual.
Visite um especialista e atente aos cuidados com os dispositivos digitais
Aos primeiros sinais e sintomas procure oftalmologista e faça exames regularmente. Assim como para outros efeitos complexos e sutis em nosso bem-estar psicológico com o uso de dispositivos digitais, procure um especialista. A permanência pode ser tornar viciante para alguns indivíduos suscetíveis, incluindo os jovens. O uso exagerado, incluindo as mídias sociais, podem ainda ocasionar a ansiedade, depressão, prejudicar a autoidentidade e a imagem corporal.
Se policie quanto ao tempo de uso (hoje já é possível nos celulares configurar tempo de uso e baixar aplicativos com essa função). Uma desintoxicação digital requer força de vontade. Mude sua rotina. Acrescente outras atividades prazerosas na sua rotina que tenham interação social.
Postado em 21/06/2022 - 15:53
Nos dias 27/8 (terça-feira) e 29/8 (quinta-feira), a Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST/DASDP/Progep) realizará a … leia mais
A hidratação é fundamental para a boa saúde como um todo. Já que o organismo de uma pessoa adulta é … leia mais
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental “é um estado de bem-estar no qual o indivíduo … leia mais
Nos dias 30 e 31 de outubro a CASST promoverá a Vacinação Ocupacional dos trabalhadores da UFRRJ. Serão aplicadas as … leia mais
Em parceria com a CODEP, a CASST está promovendo o curso “Acidente de trabalho e Combate a incêndios: noções básicas, … leia mais
O Atestado Web é uma nova funcionalidade da plataforma SouGov, que permite ao servidor público federal o encaminhamento de seus … leia mais